Notícias

Grandes safras instigam grandes investimentos (e grandes endividamentos). Onde investir?

Sá, 15 de Agosto de 2020

Na sétima entrevista da série sobre o tema "Gestão financeira nas propriedades rurais", o produtor rural Paulo Roberto Nicola (de Santiago/RS) conta ao Notícias Agrícolas que o melhor investimento que o produtor pode fazer é transformar a sua área própria numa "terra gorda". Essa é a expressão que ele usa para exemplificar que a melhor maneira que o produtor tem, diante dos resultados oriundos de boas rentabilidades com a safra, é investir na própria terra.

-- "Com grandes safra, a tentação de se fazer altos investimentos também é muito grande; boa parte dos produtores, com dinheiro na mão, saem comprando novos campos, novas terras, daí surgem os grandes endividamentos; melhor é investir na própria terra, torná-la ainda mais produtiva, pois ninguém sabe o dia de amanhã...".

A recomendação de cautela faz parte desta entrevista, que teve dois focos: investimento x endividamento, e a utilização de um mecanismo de afericação da lucratividade, o PAB, criado por Paulo Nicola. "O PAB, explica ele, serve como um índice nacional (referencia) para medir a lucratividade da comercialização da soja".

Assista a reportagem completa no vídeo abaixo!

Voltar

Índice PAB

26.11.2020
Soja (R$)PAB
143,001,50

Preço Bruto (Centro Oeste do RS)

Entenda o índice PAB
Paulo Nicola

Paulo Nicola

Agropecuarista e engenheiro civil formado pela FURG. Concluiu MBA em Factoring pela FAI. Em 1980 criou a Nicola Engenharia. Atua em planejamento administrativo, financeiro e desenvolvimento empresarial. Membro do conselho de administração do Grupo Nicola. Na região Centro-Oeste do Brasil, administrou uma propriedade rural com 27.000 hectares, e ao Sul, atividades de agricultura, pecuária de corte e gado de cria em áreas que totalizavam 6.000 hectares. Diretor financeiro da Nicola e Fernandes Ltda., empresa que apoia mais de cem pequenas e médias empresas e dezenas de produtores rurais.